Projeto: Sacola Literária
“Um país se faz com homens e livros”
(Monteiro Lobato)
Justificativa
Ler é essencial durante o processo de
ensino-aprendizagem tanto para crianças como para adolescentes. O papel da
escola é fundamental nesse processo.
A leitura, além de propiciar prazer,
transforma leitores em excelentes escritores, pois a partir dela seus
praticantes produzem textos com maior coerência e coesão.
A prática da leitura também ajuda a
melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir
sobre o mundo e a condição humana. E cabe aos pais e professores motivá-lo e
incentivá-lo. Sendo assim além do ambiente escolar, sua própria casa se torna
ambiente propício para o estímulo da prática da leitura. Uma leitura
compartilhada com a família se torna muito mais prazerosa.
Objetivo Geral.
-Integrar escola-família através da
participação dos pais/responsáveis na vida escolar e na formação intelectual
dos filhos/alunos.
Objetivos
- Incentivar os alunos a prática da
leitura.
-Ler histórias em grupo, ajudando as
famílias a realizar a leitura de seu mundo.
-Ler pelo prazer de ler.
-Elevar o nível de letramento dos
estudantes.
Desenvolvimento
O Projeto será realizado durante o ano
letivo em parceria da Sala de leitura com a professora de Língua Portuguesa dos
6º e 7ºanos.
Serão vinte sacolas que serão
confeccionadas com a ajuda da Escola da Família, sendo dez sacolas para cada
turma, contendo livros de histórias, contos, crônicas, gibis, poesias, jornais,
revistas e um caderno de registro. Todas as sextas feiras a professora de
Língua Portuguesa sorteará dez alunos para levar a sacola para casa e o aluno
devolverá na segunda-feira, o aluno e a família deverão ler um ou mais
livro/materiais da sacola e depois fazer um registro no caderno.
Avaliação
Ocorrerá durante todo o processo, através
da observação das atitudes e comportamento do aluno-leitor em seu dia a dia.
Professoras Responsáveis.
Gislene Teixeira Eglécia.
Rosa Romualdo.
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