sexta-feira, 14 de junho de 2013

Interpretação textual para 9º ano.

TEXTO: MEU IDEAL SERIA ESCREVER.
 Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a  cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois qu esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial,, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina. quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
03)Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.
04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:
(a) moça triste (     ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de
prender ninguém
(b) amigas da moça triste (     ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro
(c) casal mal-humorado    ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça
(d) comissário do distrito (     ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão
engraçada
(e) sábio chinês    ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas
07)Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:
(a) porque, na verdade, a moça triste não existia
(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada
(c) por modéstia e humildade
(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história
08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?
09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.

The Fantastic Flying Books of Mr Morris Lessmore

O curta “é inspirado no furacão Katrina, no Buster Keaton, no Mágico de Oz e no amor pelos livros. É uma comovente e humorística alegoria sobre o poder curativo das histórias. Conta a história de Morris Lessmore que um dia voa a um país onde os livros estão vivos e oferecem  a cada um a sua história.

Sacola Literária.



Projeto: Sacola Literária


“Um país se faz com homens e livros”
                   (Monteiro Lobato)

Justificativa

Ler é essencial durante o processo de ensino-aprendizagem tanto para crianças como para adolescentes. O papel da escola é fundamental nesse processo.
A leitura, além de propiciar prazer, transforma leitores em excelentes escritores, pois a partir dela seus praticantes produzem textos com maior coerência e coesão.
A prática da leitura também ajuda a melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o mundo e a condição humana. E cabe aos pais e professores motivá-lo e incentivá-lo. Sendo assim além do ambiente escolar, sua própria casa se torna ambiente propício para o estímulo da prática da leitura. Uma leitura compartilhada com a família se torna muito mais prazerosa.

Objetivo Geral.

-Integrar escola-família através da participação dos pais/responsáveis na vida escolar e na formação intelectual dos filhos/alunos.

Objetivos

- Incentivar os alunos a prática da leitura.
-Ler histórias em grupo, ajudando as famílias a realizar a leitura de seu mundo.
-Ler pelo prazer de ler.
-Elevar o nível de letramento dos estudantes.

Desenvolvimento

O Projeto será realizado durante o ano letivo em parceria da Sala de leitura com a professora de Língua Portuguesa dos 6º e 7ºanos.
Serão vinte sacolas que serão confeccionadas com a ajuda da Escola da Família, sendo dez sacolas para cada turma, contendo livros de histórias, contos, crônicas, gibis, poesias, jornais, revistas e um caderno de registro. Todas as sextas feiras a professora de Língua Portuguesa sorteará dez alunos para levar a sacola para casa e o aluno devolverá na segunda-feira, o aluno e a família deverão ler um ou mais livro/materiais da sacola e depois fazer um registro no caderno.

Avaliação

Ocorrerá durante todo o processo, através da observação das atitudes e comportamento do aluno-leitor em seu dia a dia.

Professoras Responsáveis.

Gislene Teixeira Eglécia.
Rosa Romualdo.






Vidas Secas Graciliano Ramos

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto Roda da Leitura

Esse projeto é realizado aqui na Sala de Leitura todos os dias da semana no período da manhã e eu trabalho  os diversos tipos de leitura com alunos do 6º e 7º anos ...



Projeto:Roda da Leitura

“…Quanta gente,quanto sonho,quanta história,quanto invento,quanta arte, quanta vida há dentro do livro”.(Ricardo Azevedo).

Apresentação.
 A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita.Para tanto,devemos incutir em nossos que a literatura é algo bom,natural,fácil e prazeroso e não exige esforço.

Justificativa.
 Devido ao acervo de literatura infanto-juvenil apresentado na sala de leitura esse projeto tem o intuito de facilitar o acesso aos diversos gêneros textuais a fim de seduzir nossos estudantes ao hábito da leitura.

Objetivos.
 -Promover o acesso a leitura e desenvolver o hábito da mesma.
-Ler histórias em grupo.
-Elevar o nível de letramento dos estudantes.

Conclusão.
  Considerando que a socialização da leitura amplia os horizontes e favorece a relação afetiva e efetiva na vida de nossos estudantes.Acreditamos que as estratégias do projeto Roda de Leitura contribuem no desenvolvimento da autonomia de cada criança envolvida.

Desenvolvimento.
 O projeto será desenvolvido durante o ano letivo na Sala de Leitura no período da manhã com os alunos do período da tarde dos 6 º,7 º e 8 º anos no horário das 9:00hrs às 10:00hrs de segunda à sexta, todos os alunos com autorização assinada pelos responsáveis.

Professoras Responsáveis.(Sala de Leitura)

Gislene Teixeira Duarte Eglécia.
Rosa Madalena da Silva.










Interpretação Textual.



Rara, imensa e malcheirosa
A notícia de seu desabrochar no dia 21 de março, atraiu multidões para um jardim botânico na ilha de Java, no sudeste asiático. Isso porque a Amorphophallus titanum é a maior flor do mundo. Também é uma das mais raras: floresce apenas de quatro em quatro anos e sobrevive por alguns poucos dias. Mas ela não é peculiar somente por causa da raridade: carnívora que vive de insetos caídos em suas pétalas pegajosas, a titanum exala um odor definido por alguns como “uma mistura de peixe estragado com açúcar queimado”. Ou, de forma mais direta, por outros como “um insuportável fedor de rato podre”. Revista Superinteressante, 7 julho 1994.


Analisando o texto

1) Qual o assunto da notícia que você leu?
________________________________________________________________
2) Qual o nome da flor?
________________________________________________________________
Jardim botânico é o lugar onde se cultivam plantas ornamentais, úteis ou para estudo.
3) Por que a A. titanum está num jardim botânico?
________________________________________________________________
4) Usando as informações do texto e a referência bibliográfica, escreva o dia, o mês e o ano que a A. titanum floresceu.
Dia: _________ mês: ___________________ Ano: ________________
5) Como você descobriu o ano em que isso aconteceu?
________________________________________________________________
6) Em que anos ela vai florescer novamente? Que informação do texto lhe permite afirmar isso? _______________________________________________________________________________
7)Você já viu jornal, canal de televisão ou alguma revista noticiar que uma rosa floresceu no jardim de uma casa? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________
a Então, por que a A. titanum foi notícia? Por que ela atraiu multidões para vê-la?_____________________________________________________________________________________________________________________________

8) De acordo com a notícia, de que essa flor vive?
________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Como as pessoas definem o cheiro dessa flor?
________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Qual a palavra usada no título do texto para dizer que essa flor:

· é incomum, diferente, especial? _______________________________
· é muito grande, enorme? ____________________________________
· exala um cheiro desagradável? _______________________________


11) Agora, escreva sobre o título do texto.

a) Por que foi escrito com letras grandes e escuras?
________________________________________________________________

b) Ele consegue atrair a atenção de quem vai ler a notícia?
________________________________________________________________


12) Que outro título você daria a esse texto para chamar ainda mais a atenção de quem fosse ler? Escreva-o.
________________________________________________________________